terça-feira, 5 de junho de 2012
Formação do Sistema Solar e Evolução Planetária
A antiga questão de se estamos ou não sozinhos no universo, ainda não pôde ser resolvida. Contudo graças ao desenvolvimento tecnológico que alcançamos temos, pela primeira vez, a possibilidade concreta de responder a esta pergunta e para isto foi criada uma nova modalidade científica: a Exobiologia que visa estudar as causas, a formação e a evolução da vida extraterrestre.
Mas como começar a procurar a vida? e por onde?
Para responder a estas perguntas a exobiologia tenta entender como um sistema solar se desenvolve, como são formados os planetas e como são formadas as condições para o surgimento da vida.
O único padrão que conhecemos de vida organizada no universo é do nosso próprio planeta. Dessa forma devemos estudar como ele se formou, como eram as condições inicias que propiciaram o desenrolar da vida na Terra, como surgiram os primeiros seres vivos, e como eles evoluíram e transformaram seu meio ambiente.
De posse deste padrão podemos assim extrapola-lo como sendo o padrão para a formação de vida em todo universo e assim buscar outros sistemas solares que desenvolvam as condições mínimas aceitas para a existência de organismos vivos, inteligentes ou não. A mesma lógica vale para a pesquisa de vida em planetas do nosso próprio sistema solar.
Logo estudaremos a formação e evolução do nosso sistema solar, a formação das primeiras moléculas orgânicas, o desenvolvimento das formas precelulares de vida, o surgimento das bactérias primitivas e finalmente a pesquisa de vida extraplanetaria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário